quinta-feira, 26 de abril de 2012

O mito



O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significados o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência.
Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia.

 A elaboração deste trabalho pretende no fundo tentar perceber até que ponto o mito é importante ou não para o desenvolvimento social, cultural e psicológico do homem.
O mito só fala daquilo que realmente aconteceu do que se manifestou, sendo as suas personagens principais seres sobrenaturais, conhecidos devido aquilo que fizeram no tempo dos primórdios. Os mitos revelam a sua actividade criadora e mostram a “ sobrenaturalidade” ou a sacralidade das suas obras. Em  suma os mitos revelam e descrevem as diversas e frequentemente dramáticas eclosões so sagrado ou sobrenatural nomundo. É está “ intormição” ou eclosão do sagrado (sobrenatural), que funda, que dá origem ao mundo tal como ele é hoje. Sendo também graças à intervenção de seres sobrenaturais que o homem é o que é hoje.
Muitas histórias mitológicas conservam – se na mente das pessoas, dando uma certa, perspectivas daquilo que acontecia em suas vidas.
Aquilo que os seres humanos têm em comum revela – se no mito. Segundo Campbell, eles são histórias da nossa vida, da nossa busca da verdade, da busca do sentido de estarmos vivos. Os mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, daquilo que somos capazes de conhecer e experimentar interiormente. O mito é o relato a experiência da vida. Eles ensinam que nós podemos voltar – nos para dentro.

Assim sendo os mitos têm como tema principal e fundamental que é a busca da espiritualidade interior de cada um d nós.

Um comentário:

  1. Muitos estudiosos afirmam que o mito é a primeira forma de explicação da realidade, seja ela natural ou social. Trata-se de uma narrativa, concebida pela língua grega como MYTHOS. Na Grécia antiga cultivava-se a tradição oral, ou seja, a palavra falada. O mito nasce dessa oralidade através da cultura popular, configurando-se como um discurso destinado a um público ouvinte, sendo que este toma aquilo como verdade absoluta por confiar plenamente em quem está narrando. Assim, observamos que a atitude mítica é, antes de tudo, uma atitude de crença. Além de procurar uma explicação para a realidade, o mito também propõe apaziguar os temores do homem diante do mundo em que vive.

    ResponderExcluir