sexta-feira, 4 de maio de 2012

Filosofia Moderna

A FILOSOFIA MODERNA

A filosofia da idade moderna nasceu aos trabalhos dos protagonistas do renascimento cultural e cientifico entre eles Nicolau Copérnico, Leonardo da Vinci e dos  esforços de cientistas e pensadores como Galileu Galilei , Francis Bacon, René Descartes e Emanuel  Kant e tem suas características.

·         Racionalismo: A filosofia  moderna propriamente falando iniciou-se com a teoria do conhecimento do René  Descartes. Conhecido como pai da filosofia moderna, parece que ele levou muito a sério as palavras do Leonardo da Vinci que diz “ Quem muito pensa pouco erra!”



·         Empirismo: Quando Leonardo da Vinci afirma que “ A sabedoria é filha da experiência” ele de fato resume em poucas palavras a crenças dos empiristas ingleses cujo trabalho antecedente por quase um século.



·         Perfectibilidade: Os precursores da filosofia moderna entre  eles Leonardo da Vinci, Copérnico e Galileu acreditaram na perfectibilidade da natureza e defenderam a teoria da perfectibilidade da razão humana. Iniciou-se uma busca por expressar, entender, explicar pela razão perfeita a natureza perfeita”.

Caracteristicas Gerais Iluminismo

O Iluminismo valorizou o conhecimento como instrumento de libertação e progresso da humanidade, levando o homem à sua autonomia e a sociedade à democracia, ou seja, ao fim da opressão. Tornando de base suas palavras, o iluminismo como movimento dentro da modernidade, mantendo a ênfase na racionalidade, tem características próprias tais como:

·         A Liberdade e o fim da Opressão:

“ A liberdade é condição para que a sociedade siga seu curso natural rumo ao Esclarecimento”.

O pensamento iluminista influenciou os grupos responsáveis por movimentos de libertação seu efeito foi sentido de maneira muito particular na França e foi um dos fatores catalisadores da Revolução Francesa.



·         Vulgarização da Filosofia e a Literatura Clandestina:

Autores do Iluminismo francês como Voltaire e Diderot entenderam a vulgarização (popularização) da filosofia e do conhecimento essenciais para o desenvolvimento do homem e, portanto, da sociedade.



·         O projeto dos Enciclopedistas:

Como parte do processo de esclarecimento, os iluministas buscaram disponibilizar a população o conhecimento por tanto tempo controlado exclusivamente pelos doutores. Com o alvo de reunir todo o conhecimento disponível a apresentar à sociedade uma versão perfeito e final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário