sábado, 12 de maio de 2012

Intersubjetividade e Pedagogizador

A intersubjetividade na educação tem em vista a valorização social, política, econômica e ética de uma reflexão sobre os rumos da educação na complexibilidade da sociedade.

A tarefa da educação é desafiar essa complexibilidade mediante o agir comunicativo. A educação contribui significadamente com o processo de desenvolvimento do aluno a partir da interpretação e análise critica dos fenômenos culturais do seu cotidiano levando-os aos exercícios de uma prática de saber e construir a vida.

A escola deve levar em consideração as mudanças que ocorrem na sociedade inclusive o modelo técnico cientifico pautado pela razão instrumental com intenção de preparar o educando para os fenômenos que surge como a globalização, crise econômica e a política de mercado.

A pratica da intersubjetividade no campo da educação supera o modelo pedagogizador ao produzir indivíduos mais livre, autônomos, capazes de avaliar seus atos à luz dos acontecimentos, à luz das normas sociais legitimas.

Estilo “pedagogizador” resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não revela para as necessidades reias do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário