RACIONALISMO
O racionalismo é uma doutrina que surgiu na era de 1300 antes de cristo. Os filósofos racionalismo utilizaram a matemática como instrumento da razão para explicar a realidade.
A escola racionalismo, inauguração por René descartes (1596 – 1650) tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido a conhecimento vivendo em maneira ambiente diferente dos empiristas.
Os filósofos racionalismo foram mais apegados na conceito imutáveis, como os das ciências teóricas ( matemática e geometria). Para os filósofos racionalistas, cujos representantes principais foram Descartes é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosóficas sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento. A resposta a esta questão, encontrada por Descartes, foi que o conhecimento válido não provem da experiência, mas encontra – se inato na alma. Em relação ao método para atingir esse conhecimento, o filosofo francês propõe colocar em dúvida qualquer conhecimento que não seja claro e distinto. Este conhecimento pode ser obtido através da análise racional, com a qual é possível apreender a natureza verdadeira e imutável das coisas.
Trato –se, de certa forma, de uma reendição do platonismo, possibilitando a metafísica e a aceitação de um moral baseada em princípios tidos como racionais e universalmente válidos.
EMPIRISMO
O empirismo é uma doutrina que reconhece a experiência como a única fonte válida de conhecimento em oposição à crença racionalista, que se fundamenta em grande parte na razão.
Como o empirismo surgiu uma nova e trace dental etapa na historia da filosofia, tornando possível o aparecimento da moderna metodologia cientifica. Ele apresenta várias ramificações, mas mesmo assim é possível caracteriza ló a partir de seis afirmações básicas que são:
· “não há ideias inatas, e nem conceitos abstratos;
· O conhecimento se reduz a impressões sensíveis e a ideia definidas como cópias enfraquecidas das impressões sensoriais;
· As qualidades sensíveis são subjetivas;
· As relações entre as ideias reduzem se as associações;
· Os primeiros princípios, e em particular o da causalidade, reduzem –s e associações de ideias convertidas e generalizadas sob forma de associações habituais;
· O conhecimento é limitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais, é impossível.”
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