sexta-feira, 4 de maio de 2012

Racionalismo e Empirismo

RACIONALISMO

O racionalismo é uma doutrina que surgiu na era de 1300 antes  de cristo. Os filósofos racionalismo utilizaram a matemática como instrumento da razão para explicar a realidade.

A escola racionalismo, inauguração por René descartes (1596 – 1650) tem um posicionamento diferente em relação à maneira como é adquirido a conhecimento vivendo em maneira ambiente  diferente dos empiristas.

Os filósofos  racionalismo foram mais apegados na conceito imutáveis, como os das ciências teóricas ( matemática e geometria). Para os filósofos racionalistas, cujos representantes principais foram Descartes é necessário descobrir uma metodologia de investigação filosóficas sobre a qual se pudesse construir todo o conhecimento. A resposta a esta questão, encontrada por Descartes,  foi que o conhecimento válido não provem da experiência, mas encontra – se inato na alma. Em relação ao método  para atingir esse conhecimento, o filosofo francês propõe colocar em dúvida qualquer conhecimento que não seja claro e distinto. Este conhecimento pode ser obtido através da análise racional, com a qual é possível apreender a natureza verdadeira e imutável das coisas.

Trato –se, de certa forma, de uma reendição do platonismo, possibilitando a metafísica e a aceitação de um moral baseada em princípios tidos como racionais e universalmente válidos.

EMPIRISMO

O empirismo é uma doutrina que reconhece a experiência  como a única fonte válida de conhecimento em  oposição à crença racionalista, que se fundamenta em grande parte na razão.

Como o empirismo surgiu uma nova e trace dental etapa na historia da filosofia, tornando possível o aparecimento da moderna metodologia cientifica. Ele apresenta várias ramificações, mas mesmo assim é possível caracteriza ló a partir de seis afirmações básicas que são:

·         “não há ideias inatas, e nem conceitos abstratos;

·         O conhecimento  se reduz a impressões sensíveis e a ideia definidas como cópias enfraquecidas das impressões sensoriais;

·         As qualidades sensíveis são subjetivas;

·         As relações entre as ideias reduzem se as associações;

·         Os primeiros princípios, e em particular o da causalidade, reduzem –s e associações  de ideias convertidas e generalizadas sob forma de associações habituais;

·         O conhecimento é limitado aos fenômenos e toda a metafísica, conceituada em seus termos convencionais, é impossível.”

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